domingo, 11 de janeiro de 2009

A diferença prática entre tensões contínuas e alternadas.


Atualmente todos os motores industriais funcionam como tensões e correntes alternadas.Como ja explicado nesse site, uma corrente alternada é aquela que alterna de sentido a um determinado periodo por ciclo. Mais porque as indústrias de todo o mundo preferem Motores Alternados do que Motores Contínuos?
Pelo simples fato de motores de corrente alternada terem um custo muito baixo "barato", pois ele é bem menor e não precisa fazer tanta manutenção como nos motores de corrente contínua. Aliás como as usinas geram energia em geradores elétricos. A pressão da água faz com que as polias magnéticas do rotor girem com uma certa força provocando um campo magnético entre as duas espiras e para haver campo magnético é lógico que tem que haver indução de corrente magnética e uma tensão induzida.Isso é só um RESUMÃO de como é gerado essa energia entregue para nós consumidores.Mais para facilitar todo esse processo as Indústrias trocaram os geradores contínuos pelos motores alternados, pois o custo é baixo.
Agora pergunto, qual método é um risco para os técnicos eletricistas e para nós utilizadores da energia elétrica? Tensão Alternada, se acha que é essa a resposta certa esta enganado. Raciocinem comigo, uma tensão contínua ela é CONSTANTE, não tem nenhum momento que a tensão e corrente passam pelo PERIODO Zero segundos e mudam o sentido repentinamente. Ja o método alternado ele passa pelo zero a cada ciclo por um determinado Tempo . O que quero dizer é que o método contínuo é muito mais Perigoso do que o Alternado.Pois imagine você encostando num fio descascado de 570 Volts , por exemplo numa tensão Contínua, você sofrerá com essa tensão porque já que ela é contínua não mudará de sentido e não passara pelo ZERO ,ela é constante , não dá tempo para soltar do fio em questões de segundo . Já uma tensão alternada , quando você é submetido ocasionalmente por uma Tensão de 570 Volts, você tem a oportunidade de se " safar dessa", pois acreditem , que por periodo de microsegundos ou milisegundos , na hora em que a tensão alternada sofrer uma mudança de polaridade você consiguirá se soltar do fio o mais rápido que imaginar.O exemplo prático desse assunto é a Cerca elétrica, imaginem uma tensão alternada de 5KV, é uma tensão monstruosa, porém só irá jogar longe a pessoa que encostar na cerca por causa da passagem de polaridade. Já uma tensão contínua "nem é melhor dizer o que acontecerá"

Nenhum comentário: