Diodo : Um diodo tem a função de retificar Tensão e Corrente.Um bom exemplo de aplicações de diodos são os carregadores de celulares. Dentro dos carregadores há uma retificação de diodos que transformam a Tensão de Entrada AC (Tensão Alternada) para DC( Tensão Contínua). Há 2 tipos de diodos ideais, o diodo de silício e o de germânio. O diodo de silício é o mais utilizado atualmente, já o diodo de germânio é muito pouco utilizado.
Para estudarmos a corrente que passa pelo diodo é necessário observarmos a polaridade da fonte de tensão DC e os terminais do diodo (Catodo e Ânodo).
Se o positivo da bateria está ligado diretamente ao lado positivo do diodo, dizemos que o diodo está no seu estado de condução, ou seja, a Tensão de condução no diodo de silício é 0,7V, sendo assim o diodo está Polarizado Diretamente.
Se o negativo da bateria está ligado diretamente com o lado positivo do diodo, dizemos que o diodo está no seu estado desligado, ou seja, substituiriamos o diodo por um circuito aberto, assim não passará corrente. A esse processo o diodo esta polarizado reversamente, então já que ele não funcionara no circuito o diodo está na região de corte.

Este é um circuito do diodo em série com uma resitência. Repare que o diodo está diretamente polarizado e a Tensão de concução é de 0,7V levando em consideração que o diodo é de silício.
Para determinarmos a tensão nos terminais do resistor é só observarmos o sentido da fonte de tensão DC que casualmente vai do potencial - para o +, e o sentido da tensão aplicada ao diodo, que é do catodo para o ânodo. Nesses sentidos definidos determinamos que a queda de tensão nos terminais do resistor é dada por Vr = Vfonte - Vdiodo:
Vr = 5 - 0,7 = 4,3 Volts
A corrente pode ser determinada facilmente pela lei de Ohm já que o diodo e o resistor estão em série, assim a corrente passa pelos dois componente é de mesma intensidade.
V = R * I
5 = 1000 * I --------- I = 5/1000= 0,005=5mA
Para um circuito em que dois diodos estão em paralelo. A corrente seria dividida, mais a tensão dos diodos seriam iguais, provocando assim uma passagem de corrente dividida entre eles, ou seja , se a corrente do resistor for de 3 A , para cada diodo passaria um portador de carga de 1,5 A. Isso por que a tensão entre os diodos quando estão em condução é a mesma.Mais se os diodos ou a fonte de tensão forem invertidos, não há funcionamento do diodo, assim ele está polarizado reversamente. E os diodos estarão como circuito aberto, onde não passa corrente e não há tensão.
Exemplo:

O processo descrito acima se encaixa nesse circuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário