Muitos acham que circuitos de corrente contínua é extramamente fácil. Mais se o aluno não tiver dedicação e esforço não conseguirá adotar os principais conceitos de Circuitos Contínuos.
Antes de explicar o que vem a ser um circuito contínuo é necessário entender o que vem ser Tensão Elétrica e Corrente Elétrica:
* Tensão Elétrica : Imagine um condutor elétrico, um fio por exemplo, dentro desse condutor à uma movimentação desordenada de elétrons (Portadores de Carga) , para esses portadores de carga caminhar de forma ordenadamente é necessário que haja uma força que impulsiona esses elétrons de forma a caminha corretamente diante do condutor. Isso é Tensão Elétrica, sua unidade de medida é Volts
* Corrente Elétrica : São os Portadores de Carga (Elétrons) que com uma Força (Tensão) passa a adotar um sentido ordenado.Sua unidade de medida é o Àmpere
* Potência Elétrica : Imagine tudo o que consumimos durante o dia-a-dia, um amplificador de um carro, a intensidade luminosa de uma lâmpada, o quanto o ferro esquenta, etc. Todos esses efeitos percebidos por nós consumidores é chamada Potência Elétrica.
Mais para haver potência elétrica é necessário que haja corrente e tensão, pois, a Tensão elétrica impulsiona os portadores de carga para se movimentarem ordenadamente num condutor até essa corrente chegar em uma lâmpada, por exemplo, essa corrente dará uma maior intensidade luminosa para lâmpada, ou seja um efeito, por isso a Potência Elétrica = Tensão x Corrente.
Conhecendo os três principais aspectos , podemos dar continuidade aos aspectos teóricos sobre Circuitos de corrente Contínua.
Um importante componente usado no dia-a-dia no mundo da Eletrônica é o Resistor, que vai se muito importante nos conceitos contínuos nos diversos circuitos elétricos.
* Resistor : É todo aquele dispositivo capaz de transformar energia elétrica em exclusivamente térmica . Exemplo : Chuveiro elétrico, Ferro de Solda,etc.
A Potência em um resistor é inteiramente consumida . Um bom exemplo é o Ferro de Solda, pois consumimos toda a Potência disponível no ferro de solda, ao tentarmos desoldar certos componentes . Também há perdas de energia pelo ferro de solda, já que consumimos o possível de Potência disponível pelo ferro de solda. Quando consumimos potência dizemos que tiramos uma certa Potência Útil e como à perdas de energia pelo resistor dizemos que o reistor dissipou uma certa Potência ( Houve perdas de calor), assim Ptotal = Pútil+Pdissipada.
* Circuitos de Corrente Contínua : Quando não há mudança do sentido da corrente (sentido convencional, do + para o -). Dizemos que acorrente não muda seu sentido em relação ao tempo. Um circuito resisitivo é o que vamos estudar em diversas postagens pois ele é completamente usado em circuitos de corrente contínua .
Até a Próxima postagem!!!!!!!!!!
Ronaldo J de Souza
sábado, 6 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário